O churrasco é servido nas mesas e piqueniques em todo os Estados Unidos, com vários toques regionais para saborear. Praticamente todo o mundo tem uma preferência – alguns quase um fervor religioso – pelo tipo de churrasco que prefere. A definição básica – carne assada aos poucos sobre o fogo – costuma ser aceita por todos, mas em algumas regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sudoeste (como Kansas City, Memphis, Carolina do Norte e do Sul e Texas), o tipo de carne e o método de cozimento suscita debate e até competições.
Na verdade, o circuito do churrasco é efervescente nessas "capitais do churrasco" e algumas das equipes de maior sucesso montaram restaurantes populares como o The BBQ Shack, em Kansas City, Missouri, Pecan Lodge em Dallas, Texas e o Wilber’s Barbecue em Goldsboro, Carolina do Norte. Procure esses restaurantes ou pergunte aos moradores locais quais são seus lugares favoritos. Ou deixe seus sentidos guiar você: uma coluna de fumaça, paredes manchadas de fuligem e, ah, um aroma delicioso!
Em Kansas City, que fica entre os estados de Kansas e Missouri, churrasco se refere a um peito bovino assado sobre lenha de madeira de fruta ou madeira dura, com pontas queimadas que ficam na carne depois de fatiada. (São as partes externas da pele que é tostada, cujo sabor se intensifica no processo de cozimento.) Você também vai encontrar carne de porco, em costelas e sanduíches. Embora as carnes escolhidas variam nos restaurantes de churrasco de Kansas City, o molho costuma ser uma mistura forte de vinagre e tomate, doce e apimentado.
O churrasco do Texas usa chapéu de cowboy e faz parte da cultura da fazenda, com carne servida no molho. Na hora que a carne chega ao seu prato, ela já foi assada lentamente sobre lenha de madeira nativa até ela se desprender do osso. E não é para menos que a proximidade do Texas com o México garante uma influência marcada nas tradições culinárias aqui: peito bovino fatiado ou picado pode fazer parte de um prato com linguiça de carne defumada, enchidas a mão com jalapeños e queijo cheddar.
Na Carolina do Norte e do Sul, os donos preparam o porco inteiro, assados tradicionalmente em poços cobertos com lenha de madeira dura como pecã ou carvalho. Sua região determina o molho: seu prato será decorado com uma mistura doce de tomate no oeste da Carolina do Norte, molho de vinagre apimentado no leste da Carolina do Norte e um molho à base de mostarda na Carolina do Sul. O "coleslaw", salada típica de repolho e outras verduras raladas, pode ser colocado sobre a carne ou ao lado.
O porco também é a carne mais comum em Memphis, Tennessee, e embora você possa pedir pratos de costela (como se faz no Charles Vergo's Rendezvous, onde as costelas são assadas sobre carvão), prove um sanduíche de porco em qualquer um dos centenares de restaurantes de churrasco na cidade. Aqui os melhores restaurantes exibem sanduíches fofinhos com carne de porco desfiada ou picada, com pedaços de pele externa crocante chamada de "bark", molho doce de tomate e "coleslaw".
Encontre um churrasco delicioso na sua viagem aos EUA
- Explore a Trilha do BBQ "Southern Foodways Alliance" para descobrir instituições do churrasco em todo o Sul dos Estados Unidos.
- Compareça ao World Series of Barbecue no Distrito de Stockyards em Kansas City (em outubro) para curtir um churrasco preparado por fornecedores locais e assista a 500 equipes competindo.
- Faça fila no Smitty's Market em Lockhart, Texas, e conheça os churrasqueiros que distribuem o lendário peito de boi com linguiça diretamente do defumador.
- Para saber mais sobre o churrasco no Texas, leia sobre nossa aventura na Trilha do BBQ no Texas ou planeje sua própria aventura.
0 comentários:
Postar um comentário