A culinária americana.

A afirmação “os americanos só comem hambúrgueres” é mito. Influências dos quatro cantos do mundo formaram a gastronomia rica e diversificada da região. De fato, o país adora consumir lanches, como cachorros-quentes e outros fast-foods, mas esta, sem dúvidas, não é a base da alimentação local. Com uma culinária vigorosa, os americanos têm ótimos motivos para consumir outros pratos. Mas nem sempre foi assim.


Para começar, os índios norte-americanos, por muito tempo os habitantes deste continente e que estabeleceram sua civilização bem antes de os primeiros europeus chegarem, não estavam em condições de começar a desenvolver uma cozinha nacional. O próprio tamanho deste país e a dispersão da cultura nativa norte-americana trabalharam contra o progresso culinário, que tanto depende da troca mútua de idéias. Na França antiga, por exemplo, uma receita podia chegar a Paris no correio semanal vindo de Lyon — mas a probabilidade de receitas dos semínolas da Flórida e dos povos das Montanhas Rochosas fundirem-se para formar algo nacional era muito mais remota. A ausência de grandes cidades na paisagem dos índios norte-americanos também trabalhou contra o desenvolvimento gastronômico — porque o tempo demonstrou que a proximidade em que vivem os habitantes dos grandes centros urbanos é benéfica para o surgimento de uma cozinha notável.

A culinária nos EUA varia de acordo com as regiões, assim como no Brasil, mas podemos dizer uma coisa: o pessoal de lá curte bastante uma “friturinha”! Mas vamos por partes.


Breakfast: o café da manhã já começa bem calórico, eles costumam comer bacon, torradas com ovos fritos, hash browns (bolinho de batata palha), cereal, pão de geléia, waffles, salsicha, suco etc.

Lunch: o almoço é composto geralmente de hambúrgueres (que por sinal é como um “ícone” da comida americana), batatas fritas, cookies, chocolates, hot dogs (outro “ícone”, o cachorro quente deles é feito de pão, salsinha e mostarda). Resumindo, o almoço deles é fast-food, devido ao tempo curto entre trabalho-lazer, por isso o café da manhã é mais reforçado.


Dinner: o jantar é a parte que mais se parece com o nosso, exceto pelo horário, eles jantam mais cedo. Eles comem carne, salada, batata, massa, peixe, sobremesa etc.


O churrasco americano é conhecido como BBQ, ele é diferente do nosso churrasco, pois acompanha molhos doces e apimentados (os barbecue sauces).

Além dos pratos típicos, que somam mais de 30, na culinária norte-americana podemos encontrar comidas muito familiares, como as massas, peixes e outros frutos do mar.

Fonte: English Experts, Correio Gourmet e Jô Restaurante.

Category:

0 comentários:

Postar um comentário