Qualquer descrição do Alasca fica melhor com uma introdução sobre alguns fatos:
- É de longe o maior Estado dos EUA, com área mais de duas vezes maior que a do Texas, o segundo maior Estado.
- O Alasca tem mais quilômetros de costa do que todos os outros Estados juntos.
- Abriga mais de 100.000 geleiras, três milhões de lagos, 50 vulcões ativos e dúzias das espécies mais icônicas de grandes mamíferos e aves do mundo.
- Cerca de 65% dos 1.717.161 quilômetros quadrados do Alasca são administrados como terras públicas.
Começamos no sudeste do Alasca, uma terra de ilhas e fiordes, montanhas e vias marítimas. A maior parte da região é protegida pela Floresta Nacional Tongass, a maior floresta nacional do país. Um dos seus pontos mais famosos é a Geleira Mendenhall, um curto trajeto de carro ao norte de Juneau, capital do Estado. A geleira é provavelmente mais conhecida pelas cavernas que correm sob o gelo em sua extremidade final. Estas podem ser de difícil acesso, mas pode-se chegar a elas em uma caminhada com um guia.
A oeste de Juneau fica a Glacier Bay National Park and Preserve (Parque Nacional e Reserva de Glacier Bay), que, entretanto, não pode ser acessada por terra. Para chegar lá, você precisará ir de balsa ou de avião. Você desembarcará na pequena comunidade de Gustavus, e de lá são 16 quilômetros até Bartlett Cove e a sede do parque. Ao chegar, suas opções são amplas: Faça um passeio de caiaque no mar, um “mochilão” de uma noite, ou aventure-se em um pico no Fairweather Range. Tudo o que você fizer será numa das paisagens naturais mais impressionantes e belas dos EUA.
Centenas de quilômetros na direção noroeste, na região Centro-sul do Estado, a Cordilheira do Alasca se curva como uma espinha cortando o território. Os trechos com maior elevação são protegidos pelo Denali National Park and Preserve (Parque Nacional e Reserva Denali), tendo o maciço do Denali como ponto culminante, com seus 6.168 m. Contudo, há muito mais neste parque do que a montanha mais alta da América do Norte. A estrada solitária (accessível por ônibus do parque ou de bicicleta) é um dos melhores locais do país para observar a vida selvagem — é o lar de ursos pardos, lobos e renas. Cobrindo mais de quatro mil quilômetros quadrados,você levaria uma vida inteira para explorar todas as trilhas e campings do Denali. E também há pescaria, fotografia, caça, trenó, sobrevoo… não é à toa que o chamam de Última Fronteira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQ0NL5FBXra2sblZ3GtXrzmjA_AsLR_CqNB0YYkK1o_bJ8vUl2baDW0YUKyk3MrcV_-VrTapY-WDK96nVa3fB7sccW_CWDe2tveg3DOqUyxh5KVh6Uu6OJoPfSv3FHSiHxrvsfkeb4QPM/s1600/--.jpg)
0 comentários:
Postar um comentário